Quinta-feira, 3 de Junho de 2004

Livros

7.jpg


Um bom livro sempre teve o condão de me fazer estar quietinha no meu canto horas a fio, o que não era nada fácil há  alguns (muitos!!) anos atrás.
Também não é muito frequente encontrar pessoas que gostem de ler.
Não sabem o que perdem!!!!
Felizmente  os livros sempre me acompanharam e considero que juntamente com o cão, são os melhores amigos que se podem ter na vida.
Como tudo, também se aprende a gostar de ler.
As crianças devem ser incentivadas pelos adultos que os rodeiam, começando pelos pais e professores, acabando nos pais dos amigos que bem podiam comprar livros para os seus filhos oferecerem aos amiguinhos nas festas de aniversário.
Quem me ensinou a gostar de ler?
Acho que nasceu comigo, mas podia ter morrido sem se desenvolver se não tivesse tido aquela professora primária.A D. Mariana escrevia, e escrevia tão bem como ensinava.Depois vieram os outros professores todos, e por sorte os de Português eram óptimos ( o mesmo não posso dizer dos de matemática) e também eles fizeram crescer em mim essa paixão.Sim porque hoje é uma paixão.
Já que falo de professores, tive mais  dois que me marcaram e de quem ainda hoje me recordo.Aliás uma dessas pessoas foi minha colega quando fui professora na mesma escola onde tinha sido aluna. Nessa condição já  a podia tratar por Gica. A Gica mostrou-me a beleza de um livro que nunca esquecerei e que releio com o mesmo prazer sempre que tenho saudades, Fernão Capelo Gaivota! Só por isso ficar-lhe-ei eternamente agradecida.
 O outro professor chamava-se Arnaldo, tinha sido frade ou algo no género, e era uma pessoa muito especial naquela altura. Porquê? Porque era dos poucos que nos entendia, que nos incentivava e que fazia despertar em nós o que de melhor tínhamos.
O prof. Arnaldo era professor de Português e também ele ajudou a cimentar o meu gosto pela leitura.
A todos os que contribuiram para isso mas sobretudo a estas três pessoas que para mim foram especiais o meu obrigado!
Graças a eles, gosto muito de ler.

publicado por xanubina às 23:44
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Anónimo a 5 de Junho de 2004 às 13:00
E ainda mais esta : E acerca de algo que, muita vez, esquecemos... maltratamos até. http://doLivrinho.blogs.sapo.pt [b.f.s.]
Reboot
(http://doLivrinho.blogs.sapo.pt)
(mailto:bbear1@sapo.pt)


De Anónimo a 5 de Junho de 2004 às 12:57
Mais uma coisa... Para quem gosta de ler, o livro será sempre um objecto "mágico". Também gosto de ler aqui, na Net, mas o livro será sempre o "objecto último". É insubstituível !
Reboot
(http://doLivrinho.blogs.sapo.pt)
(mailto:bbear1@sapo.pt)


De Anónimo a 5 de Junho de 2004 às 12:52
Aos meus, felizmente, surgiu-lhes o "hábito" de forma natural, não foi necessário nenhum "esforço educacional". Numa casa com quase 800 livros, com pai e mãe leitores... ou haveria adesão ou aversão. E hoje em dia, também felizmente, conseguem entre brincadeiras, jogos, tv, video-jogos, net, etc, manter o gosto pela leitura. Ela anda a ler o Hobbit, ele 'deu-lhe' para, de há quase um mês para cá, andar a ler uma enciclopédia ilustrada (eheheh). O pai anda a ler o "Baudolino" (ao "bochecho") e a mãe, algo do Stephen King. Há sempre um livro a circular por aqui. Teria eu os meus 12 anos quando o meu Pai me disse algo que ainda hoje mantenho como uma 'orientação': - Nunca te arrependas de gastar dinheiro em duas coisas; comer e livros. [um beijo]
Reboot
(http://doLivrinho.blogs.sapo.pt)
(mailto:bbear1@sapo.pt)


De Anónimo a 4 de Junho de 2004 às 00:25
Eu também li muito, mais do que o que leio agora, mas continuo a gostar de ler... agora é mais blog's... ;) Também na altura não tínhamos muitas opções e os livros eram a melhor companhia... :) BeijosEspectacologica
(http://espectacologica.blogspot.com)
(mailto:espectacologica@sapo.pt)


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. Se...

. Manutenção

. Somos um país de provinci...

. É urgente aprender a apre...

. A PT está a roubar-me des...

. Prato do dia...

. Parabéns!!

. Para sempre...

. Margaridas...pra vocês!

. É hoje!!!

.arquivos

. Janeiro 2006

. Outubro 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds