Quinta-feira, 1 de Abril de 2004

O nosso sistema de saúde...

day_hospital.jpg

 


A minha mãe foi internada na passada 2ª feira no Hospital S. Francisco Xavier com uma descompensação cardíaca e uma infecção respiratória.


Esteve no SO até ontem às 20h, altura em que o Hospital a transferiu para o Hospital Egas Moniz...sem avisar ninguém da família.


Normalmente costumava ir visitá-la às 13h mas hoje foi-me de todo impossível fazê-lo a essa hora e como a visita sequinte só seria às 19h quando cheguei a casa telefonei para saber como estava.


Do outro lado atendeu-me uma jovem, muito amável por sinal, que me diz com a maior naturalidade:


-Minha senhora a sua mãe foi transferida ontem à noite ....´


Ia caíndo pró lado. Quando ela deu entrada foi-me pedido que deixasse um número de telefone em que pudesse ser contactada. Em vez de um deixei DOIS!!!


Não adiantou nada.


Hoje fui ao Hospital exigir uma explicação. Ninguém me conseguiu explicar convenientemente o que tinha acontecido.


Mais uma vez encontrei um jovem que para sorte do Hospistal era amável e tentou descobrir o que se teria passado. Só graças a esse jovem é que não reclamei por escrito embora ele me tivesse dito que o poderia fazer .


Então segundo o que conseguimos deduzir...como ela já tinha estado internada há dois anos, a pessoa que me pediu o número de telefone esqueceu-se de o actualizar no sistema informático e possívelmente fizeram a chamada para um telemóvel que já está fora de uso.(era da minha irmã e ela já faleceu)


Mas podiam ter perdido mais dois minutos e olhado para o processo onde estava escrito em números bem grandes o número do telefone da minha casa e o do meu telemóvel.


Penso que os doentes e os seus familiares merecem mais respeito.



 
publicado por xanubina às 23:17
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Anónimo a 3 de Abril de 2004 às 03:58
Eu só tenho tido más experiências com o sistema de saúde ... seja incompetência médica ... seja negligência ... todas as vezes que perdi alguém ... foi sempre em circunstâncias dúbias ... e já basta terem-se esquecido do meu pai na ambulância quando teve o acidente ... foi há muitos anos atrás ... mas acho que as coisas não mudaram muito desde então .. isto é uma vergonha .. é inadmissível ..não há o mínimo respeito pelas pessoas ... Desejo rápidas melhoras para a tua mãe ... força! ... beijoka grande *



Lótus
(http://lotus1.blogs.sapo.pt)
(mailto:lotus__@msn.com)


De Anónimo a 3 de Abril de 2004 às 02:07
Xanu fico feliz or saber que a ua mãe está melhor. Como sabes a minha vida nos últimos anos tem sido a saltitar de hospital para hospital e sei bem o que é essas falhas. Volta e meia lá andava a minha familia á minha procura num hospital e eu já estava noutro. Muitas das vezes era eu que pedia ás enfermeiras ou auxiliares para que avisassem a minha familia da transferência. No caso da minha mãe ainda foi pior. Cheguei a Santa Maria e não sabiam para onde a tinham transferido. Reclamar até reclamei (espero que sirva de exemplo para outros casos).grilinha
(http://grilinha.blogs.sapo.pt)
(mailto:grila@netcabo.pt)


De Anónimo a 2 de Abril de 2004 às 02:25
Antes de mais as melhoras da tua mãe. É realmente degradante vermos o que se passou. E o problemas é que casos destes ou piores acontecem todos os dias sem que ninguém dê conta. Sinceramente penso que deverias ter reclamado por escrito pois seria talvez uma pequena chamada de atenção para que não volte a acontecer com mais ninguém, porque hoje foi a tua mãe, amanhã pode ser a minha. O facto é que é extremamente triste verificar que o nosso sistema de saúde, falando português, não vale um caracol... E andamos nós a descontar para a segurança social uma vida inteira para depois acontecerem coisas destas. É de facto revoltante. Mais uma vez as melhoras da tua mãe.silvio pleno
(http://avida.blogs.sapo.pt/)
(mailto:silviolpleno@iol.pt)


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. Se...

. Manutenção

. Somos um país de provinci...

. É urgente aprender a apre...

. A PT está a roubar-me des...

. Prato do dia...

. Parabéns!!

. Para sempre...

. Margaridas...pra vocês!

. É hoje!!!

.arquivos

. Janeiro 2006

. Outubro 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds