Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2004

Diferença de idades...



 



mren04.jpg


Amor sem idade prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />


 


... ou quando ela é mais velha que ele


 


“O amor não tem idade”. Eis um dito que nos fica muito bem dizer (passe a redundância).


Contudo ainda é frequente estranharmos quando o dizemos em relação a um casal em que a mulher é mais velha do que o homem.


A liberalização dos costumes permitiu à mulher uma autonomia a todos os níveis, quer financeiros, quer profissionais, quer mesmo emocionais. Sem esquecer a conquista de uma outra autonomia: a capacidade de poder ter filhos até mais tarde.


Neste contexto, a mulher é, cada vez mais, livre de escolher o seu par, independentemente de constrangimentos em relação a diferenças de idade.


O facto de assumirmos todos com a maior liberdade que nenhuma relação traduz o seu epílogo em ditos como “até que a morte os separe” ou “para o resto das vossas vidas”, é outra conquista dos nossos dias. Em qualquer relação corremos os mesmos riscos. Porque mudamos e porque mudam connosco os nossos afectos...


Não obstante, para os mais convencionais nem tudo é assim. E a interpretação que fazem de um romance entre uma mulher mais velha que o homem é a de que, em consequência de diferença de idades, algo poderá correr mal. E justificam que tal se deverá à insegurança da mulher.


A realidade não tem confirmado isto. Há relações perfeitamente compatíveis, duradouras e estáveis em casais onde se verifica tal disparidade de idades.


As vulnerabilidades experimentadas são exactamente as mesmas que para um casal convencional. A questão física é aqui até bem menos relevante. Um homem que se apaixona por uma mulher mais velha apaixona-se pela sua maturidade e não pelo seu aspecto físico. E isso dá uma grande segurança à mulher, porque se sente amada por aquilo que é realmente, pelo que sente e pelo que pensa...


No entanto, nem sempre é fácil, para a mulher, a partir dos quarenta anos, sentir-se disponível para amar. Com o tempo, são muitas as mulheres que assumem que é cada vez mais difícil estabelecer uma relação amorosa e desistem de esperar ou procurar o príncipe encantado. Deixam de ser idealistas e de acreditar no amor. Assumem a solidão.


Mas os quarenta anos correspondem ao pico da sua força. São a idade da consciência e da liberdade interiores. Só precisam de ser bem aproveitados. Porque, nesta idade, a mulher que confia em si, que não se entrega a amarguras ou ressentimentos, possui uma grande capacidade de sedução.


E se fosse ao contrário...


Se nos ativermos à situação inversa, ou seja se o homem for mais velho que a mulher, tenderíamos a dizer que os homens, independentemente da idade que tenham, têm uma capacidade e disponibilidade para o amor que há-de ser sempre total. Isto porque partiríamos do princípio de que o homem está a salvo da decadência física. Que o charme está nos seus cabelos brancos... Que a idade lhe atribui o estatuto de venerável e honorário conquistador...


A seu favor têm ainda o poder de proteger a mulher, esse ser vulnerável, e de a libertar do seu destino de solidão...


Tudo isto não passa de mais um mito.


Porque...


... aquilo que é verdadeiramente importante e em que raramente se faz em qualquer ponderação deste tipo, assente em preconceitos sobre as idades de homens ou mulheres, é que se avalie a qualidade das relações e dos sentimentos. E que se considere que a força do amor é completamente independente de mais ou menos rugas, de maior ou menor barriga...


 In www.vida-on.com

publicado por xanubina às 16:03
link | comentar | favorito
3 comentários:
De Anónimo a 15 de Outubro de 2004 às 18:37
Que "treta", desculpe o termo, é essa que quando um homem se apaixona por uma mulher mais velha apaixona-se pela sua maturidade e não pelo seu aspecto físico?
Sei do que falo, a minha mulher é 10 anos mais velha que eu!
Se estiver interessada podemos discutir o assunto.

Independentemente desta divergência, gostei da sua página. (muito)CFerr
</a>
(mailto:CA_ferr@yahoo.com)


De Anónimo a 12 de Fevereiro de 2004 às 02:54
Obrigado...cá te espero! :))Xanu
</a>
(mailto:aldina@pthosting.com)


De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2004 às 17:41
Adorei o teu espaço... Voltarei mais vezes.Guarda de Anjos
(http://tmar.no.sapo.pt)
(mailto:t.mar@netcabo.pt)


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. Se...

. Manutenção

. Somos um país de provinci...

. É urgente aprender a apre...

. A PT está a roubar-me des...

. Prato do dia...

. Parabéns!!

. Para sempre...

. Margaridas...pra vocês!

. É hoje!!!

.arquivos

. Janeiro 2006

. Outubro 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds